quarta-feira, 4 de maio de 2011

SÉRIE "OS SETE PECADOS CAPITAIS"

OS SETE PECADOS CAPITAIS – 2º - AVAREZA
Baseado no livro "Os Sete Pecados Capitais" - Os Guinness


Lucas 12:13-21

Introdução

                 Revista Veja: 11/08/2010 - Quarenta bilionários norte-americanos e suas famílias assumiram o compromisso de doar pelo menos metade de suas respectivas fortunas para a caridade, num movimento encabeçado pelo co-fundador da Microsoft, Bill Gates, e pelo mega-investidor Warren Buffett. Gates, dono de 53 bilhões de dólares, deixará apenas 10 milhões para cada um dos três filhos. Warren Buffett prometeu doar 99% de seus 47 bilhões de dólares. Ele ficará com apena 470 milhões de dólares para viver o resto da vida. Esses homens, se cumprirem o que prometeram, estarão indo contrário ao tema da Avareza.
AVAREZA - Desordenada ambição por dinheiro. Do grego filargiria (amor à prata). É um desordenado afã de ter. Um dos piores pecados capitais. Mark Twain disse: Poucos de nós somos capazes de tolera prosperidade. Isto é, a dos outros. Bertrand Russell também falou: A preocupação de possuir as coisas é o que mais impede as pessoas de viverem livre e nobremente, mais que qualquer outro fator. O pecado da avareza possui dois componentes:
1) Obter o que não temos;
2) Preservar o que temos.
É preciso esclarecer que as "coisas", em si mesmas, não são o problema. A avareza somente entra em cena quando o desejo pelas possessões temporais se torna desordenado e, a seguir, idolatria.

CONTEXTO:
No texto de Lucas 12, vemos Jesus reprovando a Avareza. O texto tem três momentos:
1) 12:13-14 – Jesus e recusa se envolver na partilha da herança;
2) 12:15 – Eixo textual entre a reivindicação do homem e a parábola acerca do homem insensato;
3) 12:16-21 – A parábola do homem insensato.
Quanto do nosso coração está tomado por essa avareza humana? Como se livrar dela?

I – A AVAREZA PRESSUPÕE INIMIZADE CONTRA O PRÓXIMO (12:13-14)
O texto diz que um homem pediu a Jesus para que julgasse uma causa de herança. Primeiro, já havia leis que regulavam aquela situação (Dt. 21:17). Provavelmente, aquele homem era um filho mais novo e se achava injustiçado por receber porção menor da herança. Segundo, aquele homem vê a Jesus numa posição de rabino, pois os rabinos pronunciavam decisões sobre pontos disputados na lei mosaica. A resposta de Jesus mostra que ele não era nem juiz, para dizer se havia injustiça ou não, nem mesmo partidor, ou seja, um rabino intérprete da lei. Isso não é prioritário no Reino de Deus. E o pior: Por causa da avareza nós fazemos verdadeiras guerras contra nosso próximo: brigas por heranças, por partilhas. É importante perceber que há uma ilusão no possuir. O que possuímos ao possuir? Somente uma alegria transitória ou um status não duradouro ("você não pode levá-lo consigo"), e isso, de fato, não pode ser passado a um herdeiro. A busca por possuir é, portanto, uma miragem; perseguida obsessivamente e autodestruidora.
Toda vez que eu quero em excesso eu levanto contenda com meu próximo:
a) Davi quis Bate-Sebá;
b) Nabal recusou ajudar a Davi quando este fugia (I Sm. 25:2,3,10,11);
c) Acabe rouba a vinha de Nabote (I Rs. 21).
Tiago fala que a avareza resulta do coração de contendas que há no homem (Tg. 4:1-3).O avarento não compartilha, não ajuda, não estende a mão, não é bom samaritano.
Ilustração: Alexandre, o Grande, sabia disso. Conquistou o mundo conhecido e queixou-se por não haver mais mundos para conquistar. Mas ordenou que, quando morresse, sua mão vazia fosse deixada dependurada fora de seu esquife para mostrar que "do mundo nada se leva".

II – A AVAREZA PRESSUPÕE INIMIZADE CONTRA DEUS (12:15)
A avareza possui duas características que se opõe fortemente contra Deus:
A) A Avareza é idolatria (v. 15ª) – Jesus já alertara quando a isso em Mt. 6:19-21, 24. Francis Bacon escreveu: "Se o dinheiro não é seu servo, será seu mestre. Não se pode dizer do homem cobiçoso que ele possui riquezas, deve-se dizer que elas o possuem". É por isso que Jesus disse: tende cuidado... Se você não se cuidar, o dinheiro será teu deus, ele te dominará em tudo e todas as circunstâncias.
B) A Avareza é a pretensão do homem de viver sem Deus (v. 15b) – Poderíamos parafrasear o versículo assim: “A vida de um homem não lhe pertence, sem importar quão rico possa ser”. O avaro pensa que pode viver sem Deus. Pensa que seu dinheiro o torna Todo-poderoso e independente. I Tm. 6:10: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. Midas, cujo toque transformava tudo em ouro, pediu a Baco para tirar-lhe seu dom porque seu alimento de ouro não era comestível e precisava de alimento verdadeiro.

III – A AVAREZA PRESSUPÕE INIMIZADE CONTRA SI MESMO (12:16-21)
A pior desgraça para um homem é amar as coisas mais do que a si mesmo. Ele se priva para obter mais e mais. O que ele fez de errado?
A – Faltou ao homem contentamento (v. 16-18)
Quanto é o suficiente? Não há erro em prosperar; o problema é não querer parar. Leia Ec. 5:10, 13-15.
Ilustração de Leon Tolstoi, “De quanta terra uma pessoa necessita?”. Pahón queria comprar terras muito produtivas dos Bashkrs. A oferta: quanto você puder andar do nascente do sol até seu poente, voltando ao mesmo lugar, será seu por mil rubros. Tudo que precisava era de um metro e oitenta centímetros, da cabeça aos calcanhares.
B – Faltou ao homem a perspectiva do céu (v. 19-20)
A atitude daquele homem era totalmente voltada para as coisas da terra. Veja Ec. 8:15. Agora, compare com I Co. 15:32. Aqueles que não têm esperança vivem assim. Por 4 vezes aparece o pronome pessoal “meu” (mou). Mas Deus disse: Louco...Se vive assim, pensando somente em você mesmo, você é um louco.
A obra de Deus sofre porque, muitas vezes, os crentes só pensam nesta vida. Quando você não dizima... Quando você não oferta para missões... Quando você não ajuda a obra social da igreja.

CONCLUSÃO

Qual o contraponto desse pecado capital? É a bem-aventurança que está registrada em Mt. 5:7: “Bem aventurado os misericordiosos porque eles alcançarão misericórdia”.
O pecado da avareza centraliza-se na ambição dobrada: obter o que não temos e manter o que temos.

1) O contraponto do primeiro (obter o que não temos) é o contentamento


2) O contraponto do último (manter o que temos) é generosidade, ambos são o cerne da misericórdia.
Veja esse epitáfio antigo: O que guardei, perdi; o que gastei, eu tive; o que dei, eu tenho. A misericórdia não é apenas ausência de avareza, mas presença de genero¬sidade, principalmente para com os nossos inimigos (Lc. 6:35). Na obra de Victor Hugo (Os miseráveis) – O monsenhor Bienvenu teve sua prataria roubada por João Valjean. Mas, foi absolvido pelo monsenhor quando pego pelos guardas. O monsenhor disse a João Valjean: "Não se esqueça, nunca, que você me prometeu usar essa prata a fim de se tornar um homem honesto. João Valjean, meu irmão, você não mais pertence ao mau, mas ao bem. É sua alma que estou comprando para você. Eu a removo dos maus pensamentos e do espírito da perdição e a entrego a Deus!"

Rev. Cleber Macedo

Um comentário:

  1. faltou dizer a fonte do texto que é o livro Sete Pecados Capitais - Os Guinness

    ResponderExcluir