sábado, 14 de maio de 2011

SÉRIE "OS SETE PECADOS CAPITAIS" - 5o - GLUTONARIA

OS SETE PECADOS CAPITAIS - 5º - GLUTONARIA
Baseado no livro "Os Sete Pecados Capitais" - Os Guinness

Filipenses 3:17-21

Introdução
Quando falamos em glutonaria podemos trazer à memória os grandes banquetes da Roma Antiga. O filme que mais retrata essa história é Satyricon (conhecido como Satyricon de Fellini ou Fellini - Satyricon) é um filme italiano de 1969 dirigido por Federico Fellini, baseado no livro homônimo escrito pelo autor romano Petrônio no século I. Ali é esboçada os grandes banquetes da Roma decadente moralmente, com seus vomitódromos e orgias sem fim.
Dedicada à gratificação do apetite, a glutonaria procede de um terrível vazio e leva a um terrível vazio que - não importa quanto nos empanturremos — nunca é preenchido. As pessoas comem em demasia para compensar o vazio emocional. Mas há um outro tipo de glutonaria no período contemporâneo: saímos do excesso para a delicadeza. Para a maior parte do ocidente, a mudança da escassez para a abundância aconteceu no século dezenove. Paralelamente, acompanhando essa mudança, temos a mudança da glutonaria do excesso para a glutonaria da delicadeza.

CONTEXTO
Filipenses é a carta da alegria. Seu vocábulo aparece por 20 vezes só nesta carta. Porém, não havia motivos humanos para Paulo se alegrar com seus irmãos:
• Ele estava preso em Roma;
• Muitos irmãos o haviam abandonado;
• Problemas estavam surgindo no meio da comunidade de Filipos.
Paulo escreve essa carta para encorajar aqueles irmãos a permanecerem firmes na fé, mesmo quando alguns estavam abandonando o Senhor (3:18-19). Muitos crentes, por se preocuparem somente com as coisas dessa terra, estão se desviando do Senhor, mesmo estando dentro da comunidade dos santos. A glutonaria, certamente, é um dos pecados capitais, pois através dele se desencadeia uma série de outros pecados: egoísmo, inveja, hedonismo, descontrole etc.
O que podemos aprender na Bíblia sobre este pecado da glutonaria?

I – A GLUTONARIA É PECAMINOSA PORQUE É UM TIPO DE IDOLATRIA (3:17-19ª)
Assim como um deus pagão precisa ser satisfeito com sacrifícios, assim é o estômago do glutão.
A – Por ser idolatria, a glutonaria é inimiga da Cruz de Cristo (v. 17-18)
Muitas pessoas não entendem que o comer compulsivo é uma entrega descontrolada ao ventre e, conseqüentemente, uma rejeição dos ensinamentos da Bíblia. Veja Rm. 14:17: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Quando Jesus foi tentado, ele repreendeu Satanás com as seguintes palavras: “...Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt. 4:3-4). Quando Jesus viu uma grande multidão o procurando, ele sabia que o motivo verdadeiro era por causa de comida. Diz o texto: “...vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes” (Jo. 6:26-27). Paulo se entristecia ao saber que irmãos da comunidade tinha outro deus em suas vidas. Eram glutões, beberrões etc.
B – Por ser idolatria, a glutonaria pode transformar o sagrado em profano (v. 18)
Perceba que Paulo está falando de irmãos da comunidade de Filipos. Veja 3:2. Em outras palavras, podemos estar na casa de Deus, cultuando a Deus, e, ao mesmo tempo, camuflados de outras intenções em nossos corações. Um exemplo clássico disso é na Santa Ceia. Veja I Co. 11:20-22. Veja o que diz jd. 12.
Muitos dos nossos cultos podem estar contaminados de pecados quando o auge não é o Pão celestial, mas sim o pão material. Tem gente que vai nos cultos pelo cardápio que é oferecido naquela casa ou igreja.
Ilustração: Alguns cultos lá em Frutal eram pouco freqüentados, porque os anfitriões davam suco de groselha com biscoito seco. Mas, nos lares onde eles sabiam que os anfitriões caprichavam no lanche, enchia de gente. Temos até muitas brincadeiras quando se fala de crentes que gostam de comer porque não podem beber etc. Até que ponto você não tem idolatrado teu ventre querido?

II – A GLUTONARIA É PECAMINOSA PORQUE DEMONSTRA UM COMPORTAMENTO EGOÍSTA (3:19b)
“...a glória deles está na sua infâmia...”. O prazer do glutão está em satisfazer seu egoísmo.
A – O glutão, por ser egoísta, é insaciável
Você já viu um glutão ser moderado. Sempre há espaço para mais um pedacinho. Leia Pv. 13:25: “O justo tem o bastante para satisfazer o seu apetite, mas o estômago dos perversos passa fome”. Por isso a recomendação de Pv. 23:2: “Mete uma faca à tua garganta, se és homem glutão”. Na parábola do rico e Lázaro, lemos em Lc. 16:19: “Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente”. Já percebeu como demonstramos isso desde criança?! Basta pedir um pedacinho daquilo que as crianças estão comendo, que eles geralmente negam.
B – O glutão, por ser egoísta, traz prejuízos espirituais e físicos para sua vida
O glutão se esquece que terá que prestar contas diante de Deus, e não atenta para sua alma. Veja Lucas 21:34; Hb. 13:9. Quando não controlamos nossa boca, trazemos sérios problemas para nossa saúde. E aí pecamos, pois nosso corpo pertence a Deus, e somos templo do seu Espírito Santo (I Co. 6:19). O texto da revista Veja (22/03/2000, pág. 114) diz: “... o comer compulsivo não só dilata o estômago como provoca distúrbios cardiovasculares, eleva a taxa de colesterol e aumenta a propensão ao diabete”.
Quantos irmãos têm destruído suas vidas por serem glutões, por não seguirem dietas corretas para determinadas enfermidades que possuem. Isso é egoísmo, e isso é pecado.

III – A SOLUÇÃO PARA A PECAMINOSIDADE DA GLUTONARIA É A MODERAÇÃO (3:20-21)
O texto se divide em duas seções claramente. A primeira seção fala do olhar do homem para esta terra. A segunda seção fala do olhar do homem para o lar celestial. Quando o homem se volta somente para esta terra, há o desequilíbrio, em todas as áreas. Mas, quando eu me volto para Deus, a moderação é o ponto de equilíbrio em minha vida.
A – Siga as instruções bíblicas sobre o comer e beber
Veja as instruções bíblicas:
• Pv. 23:20-21: “Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza...”.
• Dn. 1:8: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se”.
• Sl. 141:3-4: “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios. Não permita que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias”.
Se você não consegue se conter, rogue a Deus que lhe dê moderação. Sem moderação, poderemos dar mal testemunho onde estivermos.
B – Faça da comida e bebida instrumento de glorificação a Deus
Portanto, lembremos das palavras do apóstolo Paulo: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (I Co. 10:31). Pergunte a você mesmo se seu modo de se alimentar glorifica a Deus. Pense nos escândalos que podem ser evitados se eu me comportar moderadamente em momentos de festas e alegrias com meus irmãos. Glorifique a Deus com a atitude da moderação.

CONCLUSÃO
Os vícios do passado não podem se repetir nos dias de hoje, principalmente na vida daqueles que são lavados e regenerados por Jesus Cristo. Eis algumas aplicações:

1) Não faça do teu ventre um deus – Muitas pessoas têm se entregado totalmente a esses prazeres carnais. Cuidado, pois são um pecado odioso a Deus.
2) Fuja do egoísmo da glutonaria – O glutão é egoísta e só pensa em si. Fuja deste pecado também.
3) É possível comer bem, sem pecar – É possível à Igreja realizar festas alegres, de comunhão, e que glorifiquem a Deus. Não é preciso pecar pela gula.

Rev. Cleber Macedo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário