terça-feira, 24 de maio de 2011

SÉRIE "OS SETE PECADOS CAPITAIS" - 7o PECADO - PREGUIÇA

OS SETE PECADOS CAPITAIS -7º PECADO CAPITAL - PREGUIÇA
Baseado no livro "Os Sete Pecados Capitais" - Os Guinness.

Provérbios 6:6-11

Introdução
A fábula da formiga e a cigarra é originária do escritor ESOPO (sec. VI a.C.), pai do gênero literário “Fábula”.
Tendo a cigarra cantado durante o verão,
Apavorou-se com o frio da próxima estação.
Sem mosca ou verme para se alimentar,
Com fome, foi ver a formiga, sua vizinha,
pedindo-lhe alguns grãos para aguentar
Até vir uma época mais quentinha!
- "Eu lhe pagarei", disse ela,
- "Antes do verão, palavra de animal,
Os juros e também o capital."
A formiga não gosta de emprestar,
É esse um de seus defeitos.
"O que você fazia no calor de outrora?"
Perguntou-lhe ela com certa esperteza.
- "Noite e dia, eu cantava no meu posto,
Sem querer dar-lhe desgosto."
- "Você cantava? Que beleza!
Pois, então, dance agora!"

Esclarecimentos sobre a preguiça:
1 - Sua exclusividade está no fato de ser um pecado de omissão, e não um estado de comissão, a ausencia de uma atitude positiva, e não a presença de uma atitude negativa.
2 – A preguiça é muito mais que indolência, ociosidade física ou estado de letargia – Ela é a condição de desânimo espiritual explícito que desistiu de buscar a Deus, à verdade, ao bom e ao belo.
A preguiça afeta principalmente a vida espiritual, pois o homem nesta condição deixa de entender o significado da vida, da vocação divina e do seu chamado ao trabalho do Reino de Deus.A preguiça, além de ser um problema social, é também um problema espiritual.

NARRAÇÃO
O livro de Provérbios é um livro que se enquadra na literatura poética.
São três autores:
1 – Salomão – Pv. 1:1; 10:1; 2 – Agur – Pv. 30:1; 3 – Lemuel – 31:1.
Certamente, Salomão é o maior autor de todo o livro.
Data: aproximadamente sec. X a.C.
Propósito: Infundir sabedoria e discrição aos homens, especialmente no caso dos símplices, destituídos de experiência na vida. Veja 1:4: “para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso”.
Enquanto se entende que a busca da sabedoria deve ser empenhada pelos mais jovens e inexperientes, infelizmente, muitos cristãos adultos precisam também retornar a essa fonte sapiencial.
Divisão: Duas divisões principais:
1- 1:1-9:18 – Coletânea de 16 discursos mais extensos de admoestações, advertências e instruções, quanto a temas do dia-a-dia.
2- 10:1-22:16 – Máximas expressivas sob forma de linhas poéticas, que tratam das virtudes, vícios e suas conseqüências. A preguiça é o 11º discurso.

I – A METÁFORA ENTRE A FORMIGA E O PREGUIÇOSO (6:6-8)
Não podemos negar que a metáfora que Salomão usa aqui é propositalmente irônica e humilhante.São três comparações que o autor apresenta, que serve de alerta para lutarmos contra a preguiça.
A – A formiga é sábia, o preguiçoso é tolo (v. 6)
Em outras palavras, as formigas são mais sábias que o homem preguiçoso. A loucura do preguiçoso está no fato dela estar totalmente desconectada com a realidade da vida. E mais, o preguiçoso é alvo de escárnio, ou deboche (Pv. 26:13-16).
B – A formiga toma iniciativa, o preguiçoso é letárgico (v. 7)
O preguiçoso é totalmente alienado da vida.
Dorothy Leigh Sayers (1893-1957) : No mundo ele (pecado capital da preguiça) se autodenomina tolerância; mas no inferno é chamado de desespero. É cúmplice dos outros pecados e sua pior punição. É o pecado que não acredita em nada, não se preocupa com nada, não procura conhecer coisa alguma, não interfere em nada, não se alegra com nada, não ama nada, não odeia nada, não acha propósito em nada, não vive para nada e apenas permanece vivo porque não há nada pelo que morrer.
Pessoas apáticas, sem iniciativa para tudo na vida (Pv. 10:26). E o pior: São totalmente sem iniciativas na obra do Senhor Jesus. Muitos têm que ser tocados com ferrões, como se fosse um bando de gado irracional.
C – A formiga é previdente, o preguiçoso é imprudente (v. 8)
Enquanto a formiga trabalha incansavelmente para ter o que comer no inverno, o preguiçoso não se preocupa com isso, levando sua vida à miséria e mendicância.
Napoleão Bonaparte disse: "perder batalhas, mas ninguém jamais me verá perder tempo por motivo de confiança excessiva ou preguiça".
Muitos não estudam no tempo certo, não trabalham no tempo certo, não se preparam para as labutas da vida no tempo certo. Depois, lastimam da vida, e jogam a culpa nas outras pessoas (Pv. 19:15; 31:27).
Como anda tua vida, comparada com a formiga, querido?! Você é alguém sábio que tem atentado para esses seres vivos tão prudentes e trabalhadores? Você é sábio, você toma iniciativas, você é previdente?
Vai ter com a formiga...

II – CONFRONTO DIRETO COM O PREGUIÇOSO (6:9-11)
Da metáfora, Salomão vai direto ao confronto com o pecado capital da preguiça. E, da mesma forma, ele apresenta três observações importantes:
A – O pecado da preguiça leva à indiferença (v. 9)
A problema da preguiça, além de não fazer nada é não se empenhar por nada. Veja Pv. 12:27; 13:4.
Veja este texto de Blaise Pascal. Blaise Pascal (1623-1662) está entre os mais eminentes cristãos e pensadores ocidentais - era cientista, matemático e apologista cristão.
Ele disse: “Assim, se duvidar é um grande mal, buscar a verdade é, no mínimo, um dever indispensável quando se tem dúvida, e, desse modo, quem duvida e não procura a verdade é ao mesmo tempo bastante infeliz e injusto; além disso, não tenho qualificação para uma criatura tão extravagante que vive tranqüila e feliz, gaba-se disso e envaidece-se com isso e, nesse estado, encontra motivo para alegria” (Pensées [Pensamentos]).
B – O pecado da preguiça leva a falta de objetividade (v. 10)
Veja os textos: Pv. 19:24. Ao contrário do que muitos pensam, podemos encontrar preguiça até mesmo no ativismo, pois muitas pessoas se escondem atrás de um ativismo para não se aprofundarem em nada.
São pessoas que vivem suas vidas, sem objetivos; apenas vivendo cada dia.Você pergunta pra ela onde ela quer estar daqui a 5 anos, e elas não sabem responder, porque têm preguiça de focar, de se empenhar por seus sonhos.
C – O pecado da preguiça leva a Ruína (v. 11)
Muitas pessoas estão colhendo hoje o que plantaram em suas vidas. Veja os textos: Pv. 13:4ª; 20:4; 21:25; 24:30-34; Ec. 10:18. São pessoas que trazem desgraça para si e para aqueles que estão perto dele. Não tomam iniciativa, não arrumam uma torneira vazando, não cortam a grama, não ajudam o pastor, não são bons funcionários etc. Deus está te confrontando hoje, querido.

III – A CURA PARA A PREGUIÇA – TRABALHO (6:6ª)
A principal virtude da formiga é o trabalho diligente.
A – Trabalhe diligentemente
E nós temos o exemplo disso na Bíblia:
• O próprio Deus (Is. 64:4);
• Paulo (II Co. 11);
• Jesus (Jo. 5:17).
B – Trabalhe naquilo que vale a pena
O contraponto da lassidão espiritual da preguiça é o anseio apaixonado por justiça, a essência da busca. Nas palavras de Jesus: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos" (Mt 5.6).

CONCLUSÃO
A preguiça é um pecado capital sério, que tem levado ao prejuízo do Reino de Deus.
Aplicações:

1- A preguiça pode trazer prejuízos morais e espirituais para tua vida;
2- A preguiça pode estar travestida de ativismo, porém sem foco;
3- A vitória sobre a preguiça é uma vida de serviço a Deus.
Fuja da preguiça e seja um vitorioso.

Rev. Cleber Macedo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário