quinta-feira, 9 de julho de 2009

DEZ EFEITOS DE CRER NAS DOUTRINAS DA GRAÇA


John Piper

1) As doutrinas da graça enchem-me de temor a Deus e levam-me à verdadeira adoração profunda centrada em Deus. “Para louvor da glória de sua graça” (Ef. 1:6, 12, 14). Não podemos enriquecer a Deus, e, por essa razão, sua glória resplandece mais esplendidamente quando nos satisfazemos nele como essência de nossas obras.
2) Estas verdades protegem-me de vulgarizar as coisas divinas. Existe hoje a vulgarização das coisas espirituais. Mas, a doutrina da graça me faz tratar com reverência e solenidade as coisas de Deus.
3) Estas verdades me fazem admirar a minha própria salvação – Todos os motivos de vanglória são removidos. Há muita alegria e gratidão (Ef. 2:8-10).
4) Estas verdades tornam-me alerta quanto aos substitutos centrados no homem que passam por boas-novas – As doutrinas da graça são uma proteção contra os ensinos centrados no homem que, sob muitas formas, corrompem gradualmente a igreja, tornando-a fraca em seu interior, enquanto parece forte e popular.
5) Estas verdades fazem-me gemer diante da indescritível enfermidade de nossa cultura secular que milita contra Deus – Existimos para afirmar a realidade de Deus e a sua supremacia em toda a vida.
6) Estas verdades tornam-me confiante de que a obra planejada e começada por Deus chegará ao final – tanto no que diz respeito ao universo como ao indivíduo – Veja Filipenses 1:6.
7 – Estas verdades fazem com que eu veja todas as coisas à luz dos propósitos soberanos de Deus: dEle, por meio dEle e para Ele são todas as coisas; a Ele seja a glória para sempre e sempre – Não há qualquer aspecto da nossa vida em que Ele não seja extremamente importante (I Co. 10:31).
8) Estas verdades enchem-me da esperança de que Deus tem vontade, direito e poder de responder as súplicas para que pessoas sejam mudadas – A garantia da oração é que Deus pode irromper e mudar as coisas, incluindo o coração humano (Ez. 11:19; 36:27).
9) Estas verdades recordam-me que o evangelismo é absolutamente essencial para que as pessoas venham a Cristo e sejam salvas. Recordam-me também que há esperança de sucesso em levar as pessoas à fé e que, em última análise, a conversão não depende de mim, nem está limitada à insensibilidade do incrédulo – Portanto, isso nos proporciona esperança na evangelização, especialmente em lugares difíceis e entre pessoas de coração empedernido (Jo. 10:16).
10) Estas verdades deixam-me convicto de que Deus triunfará no final – “...O meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade” (Is. 46:9-10).
(Extraído da revista “Fé para Hoje”, no. 34 / junho/2009. John Piper)

Um comentário:

  1. Puxa, até que enfim criou esse blog heim.
    Legal, já está nos meus favoritos.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir