“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Romanos 12:2
Analisando um dicionário eletrônico, o mesmo disse que, em biologia, metamorfose (do grego metamórphosis) é uma mudança na forma e na estrutura do corpo (tecidos, órgãos), bem como um crescimento e uma diferenciação, dos estados juvenis ou larvares de muitos animais, como os insetos e anfíbios (batráquios), até chegarem ao estado adulto. Nasce com uma forma, morre com outra.
Quando o apóstolo Paulo usa esse verbo em Romanos 12, ele estava pensando justamente numa mudança que o cristianismo autêntico pode proporcionar ao homem: uma mudança espiritual. O próprio Paulo já falara sobre essa transformação em II Co. 5:21: “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas velhas já passaram; eis que se fizeram novas”. A essa transformação, o Senhor Jesus também disse em Jo. 3:3: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. O cristianismo subentende nova vida, novo nascimento, nova estrutura espiritual.
Infelizmente, muitos cristãos, que foram transformados pelo poder de Deus, foram transformados em novas criaturas, estão sofrendo um tipo de “involução” espiritual, e retomando a forma antiga. Eu explico! Para que se entenda o uso do verbo por Paulo em Rm. 12:2, é preciso entender que ele o está contrastando com outro verbo no início do versículo 2. Ele diz: “E não vos conformeis..., mas transformai-vos...”. Paulo está escrevendo para a igreja cristã em Roma, e sua preocupação era que muitos cristãos, agora novas criaturas, voltassem às antigas formas do mundo. O verbo “conformeis” tem a idéia de uma fôrma fixa, onde tudo que entra nela, toma sua exata imagem.
Este século tem amoldado o mundo em suas caricaturas mais aberrantes: homossexualismo, poligamia, pornografia, corrupução, violência, intolerância etc. E o pior, muitos crentes têm retomado essa forma. Paulo, em I Co. 6:11, depois de tecer uma lista de condenáveis ao inferno, nos alerta: “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados...”. Ainda em Ef. 4:22-24: “No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as comcupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem...”. A forma do crente em Cristo é parecer-se com seu Salvador, e não mais a um mundo caído e desgraçado pelo pecado.
Que a Igreja de Cristo não se amolde ao mundo. Que a Igreja de Cristo não se conforme (amolde) com o mundo, mas lute pela sua transformação à image de Cristo Jesus. A verdadeira metamorfose já ocorreu em nossas vidas. Agora, é perseverar até o dia de Cristo Jesus.
(Pr. Cleber Macedo de Oliveira)